Ainda falando sobre OSCAR e depois de assistir "Guerra ao Terror" com olhos de: por que será que esse filme levou o melhor? Cheguei enfim a uma conclusão bem clara e certeira da explicação que qualquer acadêmica "oscariano" daria.
"Guerra ao Terror" levou a melhor por mostrar e criticar a realidade dos soldados americanos, como suas vidas se tornam pequenas, como sua morte os tornam tão desimportantes, como o efeito psicológico os deixam tão frágeis a qualquer coisa. A crítica mostra a vida de três soldados diferentes, um morre de medo de morrer a qualquer momento como tantos outros que viu, o outro não se importa em nada com a vida que tem, o terceiro não via importância na vida antes de quase perder a sua.
É incrível, mas se você analisar com olhos de americanos que viveram essa realidade consegue enxergar como o filme é realmente chocante, talvez para nós, brasileiros, não foi tão tocante assim por que não estivemos lá, não tivemos nossas vidas jogadas sem nenhuma consideração a risco. "Guerra ao Terror" merece com todas as letras o OSCAR que levou, uma vez que a maioria dos acadêmicos são americanos e só eles conseguem ser tocados na alma pela história do filme. Não foi para provocar James, foi para mostrar que sentimentalismo real é mais importante do que ficção, patriotismo ainda é a maior bandeira do estadosunidenses e com ela irão até o fim. :)
0 comentários:
Postar um comentário